Faculdade de Direito da UERJ
A Faculdade > Galeria de Diretores > Celso Mello



Nascido em 19.01.1937, o Professor Celso Renato Duvivier de Albuquerque Mello graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1961 e, em 1967, obteve o Título de Docente Livre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jurista brilhante, o professor Celso foi, na UERJ, Titular da cadeira de Direito Internacional Público, por 37 anos. Lecionou em outras instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Universidade Estácio de Sá, a Faculdade de Direito de Campos, a Universidade de Nova Iguaçu, a Faculdade Bennet – FABE, a Faculdade de Direito da Fundação André Arcoverde – FDFAA, a Fundação Getúlio Vargas, o Ministério das Relações Exteriores e a Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. Foi, outrossim, Juiz do Tribunal Marítimo.

Deixou um legado inestimável, tendo escrito 38 livros e 41 artigos completos publicados. Tornou-se referência nacional e internacional no âmbito do Direito Internacional Público, com vasta dedicação ao estudo dos Direitos Humanos.

Dentre suas principais publicações, podemos destacar: O Curso de Direito Internacional Público (várias edições) em dois volumes, Alto-mar, Direitos Humanos e conflitos armados e Direito Internacional Público. Tratados e Convenções.

Na carreira acadêmica, centrada na Faculdade de Direito da UERJ, da qual foi diretor e coordenador acadêmico, orientou inúmeras monografias, dissertações e teses e participou de diversas bancas e demais trabalhos. Com sua vida próspera e dinâmica, dedicada ao meio acadêmico, serviu de estímulo e tornou-se um exemplo a ser seguido por muitos.
Este arquivo foi gerado às 19:32:40 do dia 25/06/2019