Faculdade de Direito da UERJ
Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade de Direito da UERJ foi criada em 1943, com o objetivo de atender a esta comunidade acadêmica. No entanto, sua inauguração oficial se deu em 1963, com a doação da coleção particular do eminente Jurista e Professor Roberto Lyra Filho à Biblioteca que, em sua homenagem, passou a chamar-se “Biblioteca Professor Roberto Lyra Filho”.

Com a construção do Campus Universitário Francisco Negrão de Lima, no Maracanã, a Faculdade de Direito e a Biblioteca, que então se localizavam no Catete, foram transferidas para o novo campus, em 1975. Nesta fase, o acervo da Biblioteca do Direito foi incorporado aos acervos de Administração e Ciências Contábeis, formando, assim, a Biblioteca Setorial de Ciências Sociais B (CCS/B), instalada no 8º andar do Pavilhão João Lyra Filho e subordinada ao Sistema de Bibliotecas da UERJ.

Em 1995, foi criada a Biblioteca de Ciências Sociais C (CCS/C), instalada no 7º andar do referido Pavilhão, com a finalidade de atender ao corpo docente e discente dos novos cursos de mestrado e doutorado da área jurídica, permanecendo o acervo destinado à graduação na Biblioteca CCS/B.

O constante empenho da Faculdade de Direito em manter a qualidade do ensino de seus cursos de graduação e pós-graduação, em sintonia com a reestruturação do Sistema de Bibliotecas, atual Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ, possibilitou a união dos acervos jurídicos da graduação e pós-graduação. Por conseguinte, em 1999, foi inaugurado, em um novo espaço físico no 7ºandar do Pavilhão João Lyra Filho, a atual Biblioteca de Direito “Biblioteca Reitor Antônio Celso Alves Pereira” (CCS/C), em homenagem ao ilustre professor.

Confira, em normas e procedimentos, maiores informações sobre as regras da biblioteca.

Para a acessar o blog da Biblioteca CCS/C clique aqui. Lá é possível encontrar informações sobre normas e procedimentos, produtos e serviços e catalogação de trabalhos (monografias, teses e dissertações).

Para acessar o acervo online da Rede Sirius, clique aqui.

Este arquivo foi gerado às 10:26:52 do dia 26/06/2019