UERJ
   Página Principal
   A Faculdade
   Nossa História
   Docentes
   Biblioteca
   Graduação
   Pós Lato Sensu
   CEPED
   PRH-ANP/MCT Nº 33
   Mestrado e Doutorado
   Núcleos de Pesquisa
   Publicações
   Interc. Internacional
   Eventos
   Escritório Modelo
   IX Juizado Esp. Cível
   Formulários
   Entidades
   RFD-Revista Fac. Direito
   Links
   Contatos
PRH-ANP/MCT Nº 33
imprimir |

“Somos do tamanho de nossos sonhos. Essa frase descreve o sentimento de organizar, com ajuda de ex-alunos de graduação, agora mestrandos ou já mestres, esta obra coletiva.
Quando prestei concurso para a UERJ, em 1988, já acalentava, com base no conhecimento de centros de estudo no exterior, a idéia da criação de um centro de estudos ligados ao petróleo e energia. Em 1999, ofereci a primeira eletiva com tal foco no mestrado da UERJ. O projeto foi adiado até que, em novembro de 2000, a Agência Nacional do Petróleo – ANP – lançou um edital para a formação de recursos humanos voltado à especialização em Direito do Petróleo. A viabilização deu-se com a assinatura do convênio PRH 33 entre a UERJ e a ANP.
[...]
Como em outras ocasiões, sempre aludimos à materialização de um sonho, que hoje já pode ser atestado de diversas formas. Desde 2002, o PRH 33 está sendo responsável pela formação de uma geração de jovens operadores do direito especializados nas questões envolvendo o petróleo, que ajudam a concretizar o projeto iniciado em 2000. Logo no World Petroleum Congress de 2002, no Rio de Janeiro, ficou clara a força das sementes que estávamos plantando. Hoje, contamos com dezenas de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado ligadas ao direito do petróleo, inúmeras participações na conferência bienal do Rio Oil & Gas promovida pelo IBP e vários artigos publicados por ex-integrantes do Programa, muitos inseridos nos mais diversos segmentos da indústria do petróleo.
Ademais, há diversos ex-alunos oriundos do Programa que estão no exterior, atuantes na carreira jurídica ou em ulteriores fases de seus estudos. Há também egressos do Programa que já ministram cursos em nossa UERJ ou em outras Universidades.
Com o PRH 33, logo em seus primeiros anos, descobrimos que havia petróleo no campus da UERJ! Mas o nosso petróleo não era o hidrocarboneto do subsolo, eram os alunos que integraram e integram o Programa. Eles foram o verdadeiro petróleo que descobrimos no campus da UERJ.
Mas a realização de um sonho leva naturalmente ao surgimento de novos e maiores sonhos...”

Marilda Rosado de Sá Ribeiro, grande mentora e primeira coordenadora do PRH-ANP/MCT nº 33. Apresentação da obra “Novos Rumos do Direito do Petróleo”, julho de 2009.


“Estamos sonhando?
Sim, estamos. E somos do tamanho de nossos sonhos.”

Érica Martins, Jorge Pedroso e Rafael Baleroni, ex-bolsistas do PRH-ANP/MCT nº 33. Apresentação da obra “Novos Rumos do Direitos do Petróleo”, julho de 2009.


imprimir || alto da página |



  Eventos
Abril / 2017
D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
Legenda:
X Dia sem evento
X Dia com evento















Faculdade de Direito da UERJ - Pavilhão Reitor João Lyra Filho
Rua São Francisco Xavier, 524 - 7º andar - Maracanã - CEP.: 20550-900 - Rio de Janeiro - RJ