N
este ano de 2007, o Professor Ricardo Cesar Pereira Lira, Professor Titular do Departamento de Direito Civil da nossa Faculdade, completa cinqüenta anos do seu magistério jurídico. Em reconhecimento a destacada importância que o Prof. Ricardo Lira teve para o Direito brasileiro e, em particular, para a Faculdade de Direito da UERJ, a Faculdade inaugura uma sala em sua homenagem e destina um espaço específico no seu site para contar um pouco da trajetória do nosso ilustre professor.

O Prof. Ricardo Lira foi aluno da nossa Faculdade, sendo aprovado em 2º lugar em rigoroso vestibular prestado à época. Aluno dedicado e com excelente desempenho acadêmico, foi eleito pelos seus colegas como orador da Turma de 1955, tendo feito corajoso discurso intitulado “Deveres de uma Geração sem Direitos” que refletia os anseios de uma geração frente a um país que vivia sob o estado de sítio.

Em 1957 o Prof. Ricardo inicia a sua trajetória como professor da nossa Faculdade, ainda no cargo de auxiliar de ensino. Já em 1972 presta o rigoroso exame para a livre-docência e passa a ser professor adjunto da Faculdade. Já em 1979, apresentando um trabalho inovador sobre o Direito de Superfície, o Prof. Ricardo é aprovado no concurso para professor titular da Faculdade de Direito após ser examinado por uma banca composta pelos maiores civilistas brasileiros da época.

Outro ponto de fundamental relevância foi à participação do Prof. Ricardo como Diretor da Faculdade de Direito da UERJ, durante o período compreendido entre 1985 e 1988. Além de uma direção inovadora que consolidou a nossa Faculdade como uma das principais instituições de ensino jurídico do país, o Prof. Ricardo promoveu uma série de reformas importantes que modificaram profundamente o destino da nossa Faculdade.

Nesta perspectiva, no final da sua gestão como diretor da faculdade, o Prof. Ricardo Lira percebe a importância da criação de um curso de Pós-graduação dentro da nossa Faculdade, para complementar todo o trabalho que era desenvolvido à época, mas que precisava de uma integração maior com a sociedade e com os problemas do corpo social.

Em 1991, o Prof. Lira desempenha papel decisivo na criação do Programa de Pós-graduação, na área de concentração denominada “Direito das Cidades” que, em suas próprias palavras visavam “proporcionar uma Pós-graduação comprometida com a realidade social em que vivíamos”.

Por outro lado, durante a sua gestão como diretor da Faculdade, precisamente no ano de 1985, houve o Jubileu de Ouro da Faculdade de Direito da UERJ. Diferentes eventos foram realizados para comemorar esta significativa data (ver fotos a seguir) que, sem dúvida nenhuma, foi um dos momentos mais significativos na história da nossa Faculdade.

Deste modo, a Faculdade de Direito destina este espaço para cultivar a sua memória, trazendo para os alunos, professores e colaboradores detalhes do jubileu de ouro do magistério do Prof. Ricardo Lira (1957-2007) cuja trajetória se confunde com a própria história da Faculdade de Direito da UERJ.

(Comemorações do Jubileu de Ouro da Faculdade de Direito da Uerj. Da esquerda para a direita: professor Ivo Barbieri, vice-reitor; professor Ricardo César Pereira Lira, diretor da Faculdade de Direito; professor Charley Fayal de Lyra, reitor; professor José Pereira Lira (em pé, discursando); e professor Oscar Dias
Corrêa. 1985
).

(Comemorações do Jubileu de Ouro da Faculdade de Direito da Uerj. Da esquerda para a direita: professor Ivo Barbieri, vice-reitor; professor Ricardo César Pereira Lira, diretor da Faculdade de Direito; professor Charley Fayal de Lyra, reitor; professor José Pereira Lira; e professor Oscar Dias Corrêa. 1985 ).

(Discurso do acadêmico Ricardo Cesar Pereira Lira, orador oficial da “Turma Evaristo de Morais”; na sessão solene de colação de grau dos Bacharéis de 1955, da Faculdade de Direito da Universidade do Direito Federal, pronunciado no Teatro Municipal, em 19 de dezembro de 1955 ).

(Para ler o Depoimento do Professor Ricardo Lira clique na foto acima).
1, 2, 3  Proxima